Viagem à Beira Baixa! Amanhã!
Ainda agora cheguei de viagem e amanhã de manhã parto novamente para a Beira Baixa! Pelo que já consegui perceber vai ser um fim de semana de friozinho por lá! É tempo dele já se sabe!
Também já me disseram que irá ser o momento de erguer o madeiro de Natal no adro da igreja, que terá também comes e bebes.
Irei dar a volta às fazendas para perceber se há necessidade de intervenção de sapadores e afins. Ou como ficaram as oliveiras após a poda feita a seguir à apanha da azeitona.
Nestas coisas da aldeia não podemos descurar os cuidados nos terrenos sejam eles sazonais ou permanentes. Ainda por cima se estiverem à responsabilidade de outrém.
É neste assumir de (quase) fiscalização que evoco o bom do meu sogro. Coincidentemente e se fosse vivo faria 100 anos no mesmo dia do Dr. Mário Soares. Uma coincidência com a qual se brincou muitas vezes. Mas regressando ao ti'J. este homem tinha uma postura com os rendeiros muito diferente da minha.
A renda envolvia sempre bens agrícolas e algum dinheiro. Algo que me espantava até porque o meu sogro, não sendo abastado, não necessitava daquele dinheiro para matar a fome. Mas habituara-se nesta filosofia durante anos a fio...
Após a sua partida, certamente para o Céu, o esquema de rendas alterou-se e as herdeiras passaram a não exigir qualquer compensação pecuniária apenas que os terrenos ficassem bem tratados. E assim tem ancontecido.
Finalmente vou tentar adquirir mais um pedaço de terra contíguo aos nacos comprados há um bom par de anos. Não sei se o conseguirei até porque a pessoa quererá vender caro. E eu desejo comprar barato.
A ver vamos, então!
A gente lê-se por aí!