Uma questão de... livros
Um destes dias dias assisti de forma célere parte de uma entrevista feita a alguém conhecido da nossa praça. Das questões feitas houve uma que me chamou à atenção, não pela pergunta em si, mas obviamente pela resposta dada pelo entrevistado.
A questão:
- Já alguma vez roubou?
Resposta:
- Já, foi em Paris...
E desenrolou uma série de desculpas, diria meio esfarrapadas para, quiçá, branquear um acto menos próprio. Acima de tudo gostei da franqueza da pessoa em causa, tendo em conta que roubara dois livros.
Curioso, curioso foi o que vi dias depois. Alguém me enviou uma foto de um alfarrabista em Marrocos que passa a maior parte do tempo a ler. Os livros que vende estão espalhados e perante a pergunta não tem medo que lhe roubem os livros? ele respondeu simplesmente:
- Quem não sabe ler não rouba livros, quem sabe ler não é ladrão!
Sorte a dele por este português não ter aparecido em Marrocos!