Um Rui Rocha para Portugal?
Rui Rocha foi hoje eleito líder da Iniciativa Liberal. Muito na linha de João Cotrim de Figueiredo, o deputado de Braga poderá ser a pedrada no charco que é o marasmo político em Portugal.
Ele próprio assumiu a luta contra o bipartidarismo (PS/PSD) numa tentativa de ganhar espaço e força entre os descontentes que politicamente se situam ao centro (e são muuuuuuuitos).
Durante a sua campanha escutei dele numa entrevista televisiva que não se colará ao Chega. O que denota alguma sabedoria e acima de tudo algum cuidado com aquele partido extremista.
Com uma linguagem diferente, aguerrido sem ser arrogante, Rui Rocha poderá vir a tornar-se um sério caso de sucesso. Escutei o seu discurso de vitória e logo ali colocou o dedo em algumas feridas que continuam, em Portugal, a purgar.
Depois aquela ideia dos 15 por cento em próximas eleições, pode vir a ser uma meta perfeitamente alcançável para a IL, já que o PSD continua a dar tiros no próprio pé. E do PS nem vale a pena falar.
Vou ficar mais atento a este novo líder. Cheira-me que a actual classe política vai sentir novos ventos vindos de Braga.
O tempo o dirá.