Um foco... desfocado!
Quando trabalhei fui muitas vezes acusado de ser pouco focado. Uma crítica que nunca me atormentou até porque a minha actividade profissional dava-me muito pouco espaço para estar focado num só trabalho.
Como técnico de informática que fui tinha quase permanentemente alguém a ligar-me por telefone para me comunicar um problema com o seu computador que eu logo tentava resolver. Certo é que nem sempre as coisas corriam da melhor formal e podia demorar mais tempo que o previsto. Assim sendo o trabalho sobre o qual deveria estar completamente focado ficaria adiado.
A experiência de vida diz-me que as pessoas muito focadas tornam-se quase sempre assaz teimosas. Entendo que a perseverança (o nome pomposo para teimosia!!!) seja a mãe do sucesso de grande parte das pessoas bem focadas. Como tal não considero o foco um defeito, mas apenas uma característica de alguém altamente empenhado.
Regressando às criticas a que sempre fui sujeito por causa da minha postura profissional, aceito que a minha mente é muito irriquieta e anda sempre a saltitar de um lado para o outro sem se fixar numa coisa só! Também será uma característica mais que um defeito.
Portanto concluo que se foco corresponde a teimosia prefiro ser como sou… desfocado!