Um exemplo de desportivismo!
Por causa de um caso de doping numa conhecida agremiação desportiva portuguesa, um atleta luso que havia sido convocado foi suspenso do Campeonato do Mundo, o que é naturalmente uma tristeza, todavia foi suficiente para eu saber que hoje a selecção portuguesa iniciaria a sua participação no Campeonato do Mundo de andebol, em Oslo.
A partida principiou às cinco da tarde e foi transmitida pelo canal2 da televisão pública, terminando com uma folgada vitória lusa. No entranto o que mais me espantou nesta partida prendeu-se com os árbitros ou neste caso... árbitras. Duas romenas impuseram as suas decisões sem haver qualquer postura anti-desportiva por qualquer dos atletas presentes. Achei piada à forma como ambas trabalhavam em conjunto num campo recheados de homens com quase o dobro do tamanho e do peso. A título de exemplo direi que Salvador Salvador, um dos esteios da Selecção Nacional tem 23 anos e “só” mede 1,97 de altura.
Tendo eu nascido numa época em que as meninas raramente praticavam desporto e nem pensar serem juízas desportivas, noto com elevado orgulho como os nossos atletas se mostraram tão respeitadores das decisões das jovens árbitras romenas. Um exemplo!
Por aquilo que tenho vindo a constatar o desporto tem-se mostrado paulatinamente muito mais aberto, que outras actividades, à presença do eterno feminino.
Infelizmente o futebol continua a ser a ovelha ronhosa deste Mundo já que, não obstante a campanha de algumas organizações, continua a léguas de ser uma actividade desportiva livre de preconceitos e misoginia.