Um enigma blogosférico
Qundo um dos meus textos entra no rol dos destacados é costume aparecerem uns comentários pouco abonatórios, essencialmente versando o tema. Chegam ao ponto de me perguntarem se escrevo apenas para ser destacado.
Gosto destes "asnónimos" (nome que lhes prefiro chamar!!!) porque das duas uma: ou não percebem como tudo isto funciona ou se percebem só comentam para ver se alguém de aborrece. Mas daqui têm azar porque dou-lhes sempre resposta subindo sempre o nível.
Ora bem... se juntar ao que escrevi acima, uma breve troca de comentários com uma bloguer que conheci recentemente dá que me surgiu um enigma do meu espírito e que se prende com aquilo que pode ser mais importante para quem aqui escreve.
Regressemos à origem deste caminho de mais de uma dezena de anos. Escrever foi durante muito tempo apenas um passatempo para chegar a 2008 e enfiar a cabeça neste mundo. Uma experiência fantástica com resultados muito acima das espectativas. E quando comecei a receber os primeiros comentários percebi que este exercício teria pernas para andar por onde quisesse.
Talvez por isso iniciei a escrever sobre o que via, pensava ou simplesmente sonhava, para depois publicar de forma aberta para que quem pretendesse ler e, quiçá, eventualmente comentar!
Mas deixemos de história e voltemo´s ao meu enigma. Para quem escreve aqui na blogosfera, seja nesta ou noutra plataforma qualquer, o que conta mais: as leituras e visualizações ou os comentários?
Calculo que cada pessoa tenha um desejo diferente para a sua escrita. Uns provavelmente preferirão os comentários criando com isso laços de partilha e amizade, outros quererão apenas que os utilizadores leiam o que vão escrevendo!
Quanto a mim, assumo que também tenho a minha preferência. Um comentário será sempre interessante para quem escreve, mas trocaria de boa vontade alguns daqueles comentários imbecis, apresentados por alguns "asnónimos", por um bonito número maior de leitores.
Portanto... digam lá da vossa justiça! O que preferem?