Tenho por hábito no início de cada ano deste blogue apresentar os dados do último ano. Mais que não seja para memória futura.
Para isso recorro-me de um ficheiro em excel e que quase diariamente vou actualizando. Para além de ligações directas aos postais. também lá se encontra representados dados complementares às publicações tais como: a data, a quantidade de comentários, o número de gostos e até os Favoritos, terminando com a indicação se foram ou não destacados.
O gráfico supra é um dos exemplo dos dados que apuro.
Os números não são muito visíveis, mas posso adiantar que no último ano publiquei mais 102 postais que o ano anterior com mais 629 comentários. Todavia tive menos 232 "likes" do Faceibuque provavelmente resultado de ter divulgado menos os meus textos através daquele rede social. No entanto os favoritos tiveram uma boa subida, assim como o incremento de destaques feitos pela plataforma SAPO (de 14 para 31).
De uma forma geral percebe-se que escrevi mais neste último ano e que no próximo o blogue enfrentará mais uma corrida contra a ideia que venho trazendo desde há uns anos e que corresponde a escrever mais um texto que o ano enterior.
Mais uma vez renovo os agradecimentos a quem por aqui vai transitando.
As contas nunca foram o meu forte. Quando digo contas digo aquelas fórmulas hiper complicadas que só uma inteligência ao nível de Stephen Hawking perceberia.
No entanto há algo que sempre gostei. Estatísticas.
Certo é que não as sei analisar como se um estudioso me tratasse. Mas pronto cicam abaixo aquilo que aconteceu a este blogue durante 10 anos.
Renovo os meus agradecimentos a quem teve a paciência de por aqui ir aparecendo.
Nunca percebi este meu estranho gosto por contagens certas ou números redondos. Quando era miúdo e pagava bilhete de autocarro, eléctrico ou metro tentava sempre perceber se o número do título de transporte era uma capícua ou somente um valor certo. Se o fosse era certo que guaradaria o bilhete.
Curioso nisto tudo é que nunca fui grande aluno a matemática tendo mesmo escolhido a área de letras, na escola secundária. Por isso quando hoje olhei para as estatística da Sapo encontrei uma vez mais um número certo.
Quatro mil comentários. Um valor bem simpático de palavras, de opiniões, de sugestões apresentados por tanta gente, a maioria que jamais vi ou conheci pessoalmente.
Seja como for continua a ser muito bom andar por aqui.
Bem hajam a todos quantos vieram dizer de sua justiça.
Pois é... ainda há dias falava do número de reações e já aqui volto a escrever sobre números do meu espaço.
Bem vistas as coisas tudo está associado... os posts, as reações, os comentários. E é precisamente neste último item que assento este texto de hoje...
Três mil comentários?... É naturalmente muita coisa... Se bem que parte deles sejam meus em resposta a outros tantos. Mas houve alguns comentários que não dei resposta,umas vezes porque já havia sido tudo dito ou porque nem valia a pena estar a responder.
Também não é de estranhar a quantidade de comentários pois estes estão duirectamente ligados ao número de textos publicados: quantos mais textos, mais comentários.
Ou não!
Pronto aqui fica então a prova do que escrevi atrás, que eu nestas coisas das estatísticas valho-me de quem sabe!
Só mais uma ideia: obrigado a todos quantos aqui comentaram e ainda comentam. É (tão) bom saber que há gente desse lado.
Venho aqui para escrever qualquer coisa e deparo com uma informação que a imagem abaixo documenta e valida:
2000 comentários!
Dois mil? Pensando bem... é obra!
Não minha, mas dos leitores que simpaticamente aqui foram colocando os seus pontos de vista. Nem sempre de acordo comigo, é certo, mas tal também não me preocupa por aí além, bem pelo contrário... É sempre útil ouvir e ler outras ideias.
Nunca percebi porquê mas sempre gostei de ver gráficos estatísticos. E como não podia deixar de ser, fiz um para o meu blogue.
No entanto o número de comentários que aqui aparece é inferior ao apresentado pelas estatísticas da Sapo. Mas ainda assim vale a pela ver a evolução deste espaço nos últimos anos...
É visível o "investimento" feito nos últimos anos na escrita. Puro prazer!
Só mais uma coisa... Obrigado a todos quantos comentaram!