Esperteza versus inteligência
Após dois dias de trânsito caótico em Lisboa por causa das constantes greves, creio que hoje sexta feira, o dia será bem melhor. Mas isto sou eu a desejar uma coisa, mais que a prever.
Vinha esta tarde a caminho de casa no meu carro, a passo lento, quando ouvi no noticiário que a entidade que regula as auto-estradas portuguesas, tendo em conta os níveis de inflação para 2014, não tenciona aumentar as portagens em 2015. Até aqui parece uma notícia boa... O problema veio a seguir quando a radialista afirmou ao mesmo microfone que a taxa de inflação para 2014 em Portugal seria de... -0,12 %. Isto é, uma deflacção.
Os meus alarmes internos soaram todos. E dei por mim a pensar que se a inflação fosse um por cento a mesma entidade levaria em linha de conta esta percentagem e aumentaria as portagens justificando com a tal hipotética subida da inflação. Mas como esta desceu, isso não deveria levar outrossim à queda dos preços, mesmo que fossse mui pequena?
Siceramente o nosso país não é para pessoas inteligentes... mas somente para alguns espertos!
E eu não sou esperto!