Os donos da praia
Ano após ano tenho vindo a constatar que os restaurantes, snack-bares, bares e outras casas da restauração têm vindo a tomar conta do areal da praia. Nomeadamente aqui na zona das praias da Costa da Caparica. Não imagino como será da Costa em direcção à Trafaria, mas a partir da Praia Nova até à Praia da Bela Vista quase todos os acessos têm um estabelecimento associado.
Não estou contra este tipo de comércio. Até porque a maioria deles sustentam a suas expensas os nadadores-salvadores, apresentam casas de banho para uso livre dos banhistas e algumas até têm pequenos postos de socorro, já para não falar das taxas acrescidas que terão provavelmente de pagar à edilidade. Mas também é verdade que um café ali custa o dobro assim como uma cerveja e um qualquer refrigerante. Nem calculo quanto será uma refeição "normalérrima"!!!!
Este alastramento deve-se à necessidade de colocar mais camasxl e espreguiçadeiras seguindo a normal regra da oferta e da procura, pagas a peso de ouro por quem as usa. Ora este alargamento faz com que eu e muuuuuuuuitos outros banhistas nos tenhamos de apertar ainda mais na areia, já que certamente ninguém irá para a beira-mar estender uma toalha.
Isto não é uma crítica, somente a constatação de factos.
Em conclusão diria que estes estabelecimentos usam a praia quase como se fossem donos desta. Mas ao que sei a praia (ainda) é pública. Ou será que não?