Novos receios!
O pior aconteceu e temos uma guerra na Europa.
Não interessa saber quais os motivos q8ue originaram este conflito bélico já com demasiados mortos, mas fico com a sensação de que a Europa fez muito pouco para evitar este desenlace.
A dependência europeia ocidental do gaz e petróleo russo deixou o velho continente quase de mãos atadas e incapaz de negociar ou levar os antagonistas a uma mesa de negociações.
Entretanto a China vai apoiando veladamente a Rússia enquanto do lado ocidental (leia-se Estados Unidos) não há uma reacção frontal e real a esta invasão. Nunca gostei de Trump, mas imagino este conflito com este na Casa Branca...
Recordo que nos anos 90 a Europa foi também palco de uma guerra que envolveu diversos países saídos da Federação Jugoslava. Mas esta foi uma demanda quase regional e não incluiu directamente a Rússia. Todavia desta vez a guerra envolve este enorme país que, sinceramente, nunca soube lidar com o desmembramento da antiga União Soviética.
Não bastava a pandemia que nos tem atentado nos últimos anos, a próxima subida das taxas de juros ou a escalada da inflação, ainda nasceu esta estúpida guerra que todos previam, mas que ninguém pretendeu evitar.
Sinceramente receio muito as consequências deste conflito.