Meio século de PREC!
Independentemente do que os historiadores possam afirmar num futuro próximo ou mais longo para mim o PREC )Periodo Revolucionário em Curso) principiou faz hoje meio século.
Nesse dia em 1975 eu ainda era aluno (que estudante nunca fui!!!) e lembro-me dos aviões militares a rasgarem os céus. Muito longe estava de perceber o que estava a acontecer, politicamente falando, em Portugal.
A nacionalização da Banca, Seguros, transportes e demais empresas importantes gerou uma onda de enorme euforia esquerdista. À frente desta intentona estava obviamente o PCP que acompanhado do MDP/CDE tomavam as rédeas e o controlo económico do País.
Só no ano seguinte no tal dia 25 de Novembro alguns militares mais afoitos conseguiram que o tal controlo fosse mais diluído. O problema é que o mal estava feito e os homens do capital haviam fugido para outras paragens.Só muitos anos mais tarde as coisas compuseram-se, muito contra vontade de um PCP em queda e de uma esquerda mais radical que ainda procurava o seu lugar e espaço na sociedade.
Agora que os anos passaram percebe-se que aqueles não foram bons tempos nem trouxeram fantásticas mudanças ao pobre tecido económico português.
Todavia a partir de hoje, o PREC tornou-se natural e unicamente um mero facto histórico.