Lar doce lar?
Ainda reconheço este 6 de Janeiro como dia dedicado aos reis Magos, se bem que a igreja católica celebre este dia no primeiro Domingo de Janeiro, mesmo que não calhe a dia 6.
O bolo-rei não pode faltar à minha mesa assim como outras iguarias.
Mas hoje há um aniversário na família. A minha sogra, completamente demente, faz hoje 93 anos.
Desde 2021 que está num lar. Profundamente incapaz de se valer acabou por ter de ser colocada numa instituição especializada. E se há muitos lares em que os idosos ficam piores do que estavam em casa a verdade é que este mantém uma qualidade de vida aos utentes muito apreciável!
Por exemplo hoje organizaram um lanche com direito a bolo para a minha sogra. Ao que sei uma iniciativa que têm para todos os idosos ali residentes.
As filhas estiveram presentes e cantaram os parabéns. Até tiveram direito a apagar as velas do enorme bolo já que a mãe nem tem consciência do que teria de fazer!
Sei que há ali muitos idosos de diferentes idades e com diferentes níveis de insanidade e até alguns quase perfeitos não obstante a longevidade. Todavia e tendo em conta que já não caminho para novo temo que o meu futuro seja aterrar num local deste tipo.
Mas assumo já... se for este estabelecimento fico bem entregue!