João Almeida em grande! - semana 3!
Le Tour c'est fini!
Terminou hoje o Tour deste ano na bela cidade mediterrânea de Nice após um contra-relógio de mais de 37 quilómetros principiado no Principado do Mónaco (o quase pleonasmo é propositado).
Na frente estava tudo resolvido ou quase já que apenas houve uma alteração no 10º lugar, tendo o colombiano Santiago Buitrago conseguido subir ao top10 da classificação geral por troca com o italiano Ciccone.
Segui, como sigo sempre esta prova velocipédica. Este ano com uma atracção superlativa que foi a presença do português João Almeida, corredor da melhor equipa de ciclismo do Mundo a UAE Team Emirates. Depois da participação em diversos Giros com fantásticas participações e uma óptima presença na Vuelta do ano passado, foi o momento do ciclista de A-dos-Francos participar naquela que é a melhor prova de ciclismo deste planeta.
Logo de início se percebeu que a sua função não seria ganhar etapas ou vestir outras camisolas, mas somente carregar o seu chefe de fila, o esloveno Tajed Pogacar, até ao topo da classificação. E fê-lo com tanta competência que bem cedo Pogacar vestiu a amarela para jamais a largar (andou sem ela apenas um dia).
O resultado está aí! Após duas vitórias seguidas em 2020 e 2021, eis que Tajed regressa mais uma vez ao lugar cimeiro do podium em Nice. Seguido sempre de perto pelo anterior vencedor do Tour o dinamarquês Vingegaard (2º lugar) e pelo belga Remco Evenepoel vencedor da Vuelta do ano passado (3º lugar).
Todavia o quarto lugar ficou entregue a João Almeida que para uma primeira participação no Tour diria que é obra!
Pelo que escutei João poderá vir a ser o chefe de fila da equipa na próxima Vuelta. Creio que será a vez de alguém da UAE o ajudar a ganhar uma grande volta. Almeida merece!