João Almeida em grande! - semana 2
Terminou hoje a segunda semana do Tour com mais uma subida aos Pirinéus que culminou em mais uma vitória de Tadej Pogacar, o chefe de fila da UAE Emirates Team, onde também pontifica o português João Almeida.
Na passada terça-feira, o corredor nascido nas Caldas da Raínha encontrava-se já num honroso sexto lugar tendo apenas à sua frente vencedores de grandes voltas: Pogacar, Vingegaard, Evenepoel e Roglic. Com um segundo menos, portanto em quinto lugar, outro colega de equipa de Almeida, Juan Ayuso, que acabaria por abandonar o Tour por Covid, tal como Roglic, mas este após uma aparatosa queda.
Deste modo João subiu ao quarto posto da geral sendo perseguido por grandes nomes do ciclismo Mundial. Agora será bom perceber até que ponto o atleta luso conseguirá manter-se em tão bom lugar.
Este fim de semana o Tour culminaria com a subida ao Col du Tourmalet, no dia de ontem e hoje a uma chegada a Plateau de Beille a 1800 metros de altitude. Duas duras etapas carregadas de prémios de montanha que serviriam (e serviram) para expurgar os melhores atletas dos restantes corredores.
Na etapa desta tarde e a pouco mais de dois quilómetros da chegada João Almeida, que se atrasara em relação aos atletas da frente, estava virtualmente classificado em sexto lugar. Porém o ciclista não deixou os seus créditos por mãos alheias e foi com espanto que vi o caldense a cortar a meta em quarto lugar ganhando tempo aos seus perseguidores.
Mais uma vez o português da UAE mostrou que há que contar com ele para outros vôos, quiçá para liderar uma boa equipa e uma Grande Volta.
Amanhã novo dia de descanso para no próximo domingo tudo terminar no Mónaco. Veremos como chegará o atlela de A-dos-Francos ao principado.
Por enquanto continua em grande!