João Almeida em grande!
Principiou a semana passada a Volta à França em bicicleta, prova rainha do ciclismo mundial. Este ano com o início em Itália e só à quarta etapa o Tour entrou em terras gaulesas.
Se gosto muito de ver esta prova ciclística, este ano a corrida trouxe um ingrediente novo (leia-se corredor!!!) chamado João Almeida.
Desde 2020 aquando do Giro d'Italia onde o atleta das Caldas envergou a camisola rosa durante quase toda prova terminando num honroso quarto lugar da classificação Geral, que passei a seguir os seus passos (ou será melhor dizer pedaladas?).
A verdade é que João Almeida tem mostrado e demonstrado na estrada que é neste momento um dos melhores ciclistas do Mundo. No dealbar desta temporada estava classificado, na lista dos melhores, num estranho 29º lugar, tendo em conta o seu já rico palmarés.
Pela primeira vez o João entrou no Tour. Não sendo o chefe de fila da actual melhor equipa de ciclismo do Mundo, a UAE Team Emirates, é um dos suportes do campeoníssimo Tajed Pogacar. E se alguém tivesse dúvidas da sua qualidade basta olhar para a actual classificação Geral do Tour para perceber que o ciclista nascido em A-dos-Francos faz parte do infimo rol de grandes corredores mundiais.
Ao fim da primeira semana e em véspera do primeiro dia de descanso. Almeida mantem-se num fantástico sexto lugar, logo abaixo de quatro vencedores de grandes voltas (Pogacar, Evenepoel, Vingegaard e Roglic), e a um segundo apenas do seu colega de equipa o espanhol Juan Ayuso.
Amanhã será dia de descanso após o que se seguirá mais uma série de etapas que culminarão nos duros Pirinéus.
Veremos como o "nosso" João se aguentará nesta semana, sendo certo que o ciclista luso tem tendência para melhorar as suas corridas conforme se avança no tempo.
Força e coragem João...