Ideias de fim de época
Finalizada a época futebolística em Portugal a primeira ideia que me assalta é que o Porto está a fazer uma longa travessia do deserto.
Ontem a equipa comandada por José Peseiro poderia ter terminado com um jejum que vai para alguns anos, mas ainda assim não o conseguiu. Foi ao Braga que saiu a lotaria dos penaltis… Ao invés do que acontecera o ano passado.
Outra ideia que reside é a que que o Sporting começou e acabou bem a época tendo, no entanto, uma fatal e desconcertante avaria pelo meio, que o deixou a dois pontos de atraso do Benfica, quando chegou a ter sete de avanço… E a verdade é que as águias apanhando-se no poleiro nunca mais se deixaram surpreender. E o clube da Luz lá foi campeão!
Independentemente do que à posteriori se possa dizer, certo é que este campeonato saldou-se de forma positiva pela imprevisibilidade, até à última jornada, de quem seria o campeão.
Reforçando o que já referi atrás o Sporting, sendo por (quase) todos assumido como tendo apresentado o melhor futebol, não soube lidar com a questão de estar em primeiro lugar, tendo sido surpreendido especialmente em casa por equipas de menor valor (p.e. os empates com o Todela e Rio Ave são disso exemplo!). Os quatro pontos perdidos nestes jogos seriam claramente suficientes para o Sporting ganhar o campeonato com folga.
Mas enfim ganha quem tem mais pontos porque o futebol é isto mesmo… um desporto!
Para o ano as coisas podem vir a ser um tanto diferentes já que não creio que o Porto se deixe enredar, uma vez mais, num novelo do qual não segura as pontas. O Sporting poderá continuar a senda dos bons jogos mas deverá outrossim mostrar mais competência. Quanto ao Benfica vai provavelmente sentir a pressão dos seus adversários, o que até poderá ser bom!
Prevê-se um próximo campeonato aguerrido e muito disputado…
Até lá temos o Euro em França com a presença de Portugal. A esperança de uma vitória mora em todos nós… mas pode não ser suficiente!