Fauna à margem... da azeitona!
Quem anda pelo campo terá sempre a hipótese de ter diversos encontros com alguma fauna que não vemos amiúda nas enormes urbes. Não sendo dado ao estudo da bicharada, ainda assim, sempre quen encontro um bicho invulgar tenho tendência para o fotografar ou se puder... filmar.
Este ano estes encontros foram poucos mas merecem uma divulgação. Os bichos aqui presentes não fazem mal a ninguém, todavia sei que há pessoas que ficam impressionadas comas imagens.
A primeira foto é de uma lagarta da oliveira! Tenho a ideia de que cada vez há mais, não obstante desta vez só ter visto esta.
Entretanto enquanto estendia um pano toquei na casca velha de uma oliveira que descobriu uma osga na sua pré-hibernação. Estava de cabeça para baixo no tronco, mas nada lhe fiz. Assumo que estes répteis me fazem alguma confusão, saí dali o mais depressa possível. Quando regressei já lá não estava!
Vêm agora os pequenos filmes. No meio das pedras encontrei uma centopeia que teria uns dez centímetros e era muito bonita. Dizem os conhecedores que estas mordem e que a sua mordedura dá dores horríveis, mas não é fatal.
Por fim uma espécie de insecto (quase arriscaria a dizer que parece uma daquelas vespas asiáticas) que deambulava por entre pedras. Curiosa... diria eu! Talvez fosse do barulho da varejadora!
Isto também é a "apanha da azeitona"!