Eutanásia - "nim" para mim!
Receio que a próxima votação da Assembleia da República sobre a eutanásia, acabe por abrir uma espécie de caixa de Pandora.
É certo que o pior desejo que poderemos sentir em relação a alguém é aquele em que desejamos a sua pópria morte só para que não sofra mais. Mas quem não conhece um exemplo destes?
Tenho vindo a ler alguns textos dispersos com ideias sobre este assunto, profundamente antagónicas onde a dignidade na morte e a dignidade da vida surgem como razões profundamente válidas para cada umas das partes.
No meu caso pessoal diria que a minha resposta à eutanásia seria… “nim”, já que em ambas as opções há razões objectivas para aquilo que cada um defende.
Como católico deveria obviamente ser contra a morte medicamente assistida já que a Igreja defende a vida até ao seu limite. Todavia como ser humano e cidadão percebo que a eutanásia seria a forma mais fácil de se libertar alguém de um sofrimento e uma agonia atroz.
Conheci alguns casos reais de gente que era um vegetal. Alimentava-se através de um tubo que ia directo ao estômago. Assim esteve muitos anos obrigando a famíia e amigos a revesarem-se nos cuidados permanentes. Creio que esta não é uma forma digna de se viver!
Nenhum ser humano merece sofrer, mesmo sendo o maior patife do Mundo.
Porém sinto ainda que a sociedade portuguesa, sempre tão retrógada, não se encontra nem preparada, nem esclarecida para votar em total consciência num eventual referendo sobre a eutanásia.
Eu definitivamente não estou!