Estará Costa preparado?
Finalmente António Costa é PM.
Um lugar que não merece e que conquistou à força de acordos assinados quase à socapa, com uma esquerda tonitroante e belicista que quando os outros estão contra ela está a favor e quando são a favor esta esquerda é contra! O normal em Portugal!
Se PPC teve diversos lapsos de memória na sua governação, tendo em conta a diferença entre o que disse em campanha e o que fez governativamente, Costa irá ser também confrontado com as contradições e incongruências entre o discurso eleitoral e as acções governativas. E o pior é que vai ser a mesma esquerda que o colocou no poder que o irá derrubar! E alertar para as divergências!
Ao contrário dos governos acabados de chegar ao palanque, o PS não entra com o costumado "estado de graça". Para além da forma como aterrou em S. Bento, AC terá o seu próprio partido muito dividido, não obstante ter chamado para assumir lugares de governo algumas das diferentes facções internas. A máquina partidária a trabalhar!
Os próximos meses não serão fáceis. O Eurogrupo quer ver trabalho. Os portugueses que tanto desejaram este governo querem resultados, a oposição não irá dar tréguas.
Costa viverá assim momentos muito duros porque terá de fazer melhor que PSD/PP. O que em abono da verdade nem parece muito difícil...
Termino com um simples palpite: nesta legislatura José Sócrates vai ser ilibado e elevado à figura de herói!
A ver vamos...