Em Évora, no Café Alentejo
Hoje fui a Évora. Uma cidade que vale sempre uma visita mesmo que já tenhamos estado lá mais que uma vez. Há sempre algo novo ou diferente para (re)ver.
Desta vez também não foi excepção.
Após uma manhá de campanha acabei por ir almoçar com os restantes colegas a um restaurante que desconhecia, mas do qual fiquei com a melhor das impressões.
Nunca tive muito jeito para crítico gastronómico até porque os meus gostos são geralmente simples e sou naturalmente de "boa boca". O que equivale dizer que só algo muito diferente me poderia fazer escrever sobre um restaurante.
Mas vamos lá... Ali numa transversal da célebre Praça do Giraldo mais propriamente no número 5 da rua do Raimundo encontra-se o Café Alentejo. Um lugar sereno. de bom gosto e melhor comida e bebida.
O repasto inicou-se com as entradas, como é ususal. Mas os espargos com ovos mexidos estavam uma autêntica delícia. Depois veio um bacalhau assado com batatas e grelos salteados muito bem servido. Também ele excelente. Finalmente rabo-de-boi estufado com puré de batata. Um prato simples mas claramente muito genuíno e que se apresentou de forma divinal.
Os doces maioritariamente conventuais são também eles de enorme qualidade.
Quanto aos vinhos, foi-nos comunicado que haveria um stock de 350 vinhos diferentes.. Perante tanta variedade acabou-se por escolher vinhos da Quinta da Calada - branco e tinto - que me pareceram devidamente apropriados para o almoço.
O preço não é barato, mas a relação qualidade/preço justifica-se muito bem.
Como disse no início deste texto Évora merece sempre uma (re)visita.
O Café Alentejo também.