Em defesa da Língua Portuguesa
O governo pretende que os alunos que desejam concluir com exito o ensino secundário terão de fazer obrigatoriamente exame de... Português, para além de mais duas disciplinas à escolha do aluno.
Imagino que esta não seja uma decisão muito do gosto dos alunos, mas finalmente alguém coloca a Língua Portuguesa ao mesmo nível de outras disciplinas. Já não era sem tempo.
Enquanto trabalhava lidei com muuuuuuuuuuuuuuuitos licenciados, na sua maioria ligados à Economia ou às Finanças. Já para não falar de outros associados à Gestão ou Engenharias.
Se aqui e ali pontualmente se encontra alguém com conhecimentos razoáveis da nossa língua, o certo é que a maioria... era um desastre. Desde uma mensagem de correio electrónico que terminava (... se necessitar não "exite" em contactar-me) até alguém a escrever (... ambos os dois...) num pleonasmo absurdo, apanhei um pouco de tudo!
Assim concordo perfeitamente que não se dê o curso por terminado a quem não consegue perceber a diferença entre, por exemplo, "poderíamos" e "podería-mos" como muitas vezes leio por aí. Ou que um português não saiba quem foi Bernadim Ribeiro nem o seu "Menina e Moça" ou nunca tenha lido "Os Maias" de Eça de Queirós?
Não basta já o assassinato da nossa língua com o tal de (des)acordo Ortográfico?