Educar é...
A educação será sempre um dos pilares da sociedade. Se for boa, integra, selectiva e competente a sociedade crescerá bem assente e irradiará essa educação por todos. Mas se ao invés esta for mal preparada, insuficiente, fugaz toda a sociedade crescerá baseada num tremideira qual gelatina.
Bom... ontem fui a um supermercado fazer compras e levei comigo a minha neta de três anos, miúda expedita e de resposta fácil. Não imagino a quem sairá...
Andávamos calmamente a encher um cesto quando passámos junto ao sector da padaria e onde uma senhora oferecia pequenos bocados de um bolo como forama de publicidade. Ofereceu-o também à minha criança que num tom simpático e sem necessidade de olhar para mim, respondeu:
- Não quero, obrigada!
A senhora sorriu e acabou por dizer:
- Que menina educada!
Hoje, quase 24 horas depois, dei por mim a pensar na frase da senhora e indo mais longe nos meus pensamentos questionei-me sobre como é... educar?
Como se consegue incutir um espírito pro-activo, mas seguro numa criança ou num jovem? Como poderemos mostrar o mal e o bem ao mesmo tempo fazendo que a escolha seja a mais acertada?
Estas e muitas outras questões obrigam-nos a pensar que educar é:
... a tarefa mais sublime do ser humano.
Que o digam os nossos professores!