É por estas e muitas outras...
... que somos um país atípico.
Hoje um médico comunicou que para fazer determinado tratamento levaria x dinheiro. Todavia não passaria factura nem recibo. Isto é, embolsou o graveto todo sem partilhar com a Autoridade Tributária.
Este é um exemplo perfeito da mentalidade portuguesa: fugir aos impostos.
Somos um país curioso. Detestamos os políticos que se aproveitam da sua actividade para abichar uns cobres, mas por outro lado aplaudimos quem consegue, de forma evidente ou velada, enganar o Estado no que respeita aos impostos devidos.
Depois somos publicamente capazes de dizer que somos gente seriíssima.
Não sou nada apologista desta filosofia de xico-esperto. Também não sou um santo, mas não compro a ideia de quem rouba o Estado está a fazer justiça, muito naquela velha máxima de "quem rouba um ladrão tem 100 anos de perdão".
Penso que quanto mais gente pagar devidamente os seus impostos, menores serão estes. Mas como se consegue enfiar esta ideia na cabeça deste teimoso e imenso povo?
Nem daqui a séculos este pensamento conseguirá ganhar espaço na nossa sociedade.
Entretanto vamos deixando que o virus anti-impostos se alastre.
Serenamente!