Dia de Todos-os-Santos
Liturgicamente amanhã é que se comemora o "dia dos fiéis defuntos". Todavia e tendo em conta que hoje é feriado Nacional a igreja católica aceitou que hoje se vistassem os cemitérios honrado os que já partiram para "outras paragens"!
Hoje fui à missa e participei no cortejo até ao cemitério onde se encontra sepultado em jazigo de família o meu sogro. Algumas dezenas de pessoas (tenho vindo a constatar cada vez menos gente nestas celebrações!!!) caminharam devagar num desfile lento e compassado ao som de uma Avé Maria rezada pela padre e acompanhada pelos fiéis.
Já no cemitério cada um dispersou-se para as centenas de campas, honrando os seus parentes e amigos desaparecidos.
Fiquei de lado a olhar aquele mar de gente, quase todos de negro vestido, e perguntei-me como terá sido a relação daquelas pessoas com os agora defuntos. Ter-lhes-ão oferecido flores como fizeram agora? Terão acarinhado, amado e ajudado enquanto seres vivos necessitados de carinho e provavelmente apoio? Ou terão fugido às responsabilidades?
Detesto hipocrisias! E nestes dias paira sobre toda esta gente uma dúvida perene. Na verdade eu também lá estava, todavia posso confidenciar que tratei do meu sogro até ao fim com o carinho, respeito e ternura que ele sempre teve para comigo.
E sempre que venho à Beira Baixa passo pela sua derradeira casa para o homenagear! Não o faço somente no dia 1 de Novembro, longe disso!