Cuidado com a língua!
Hoje estou na aldeia beirã onde nasceu o meu sogro e respectiva descendência (faria amanhã 100 anos se fosse vivo). Como não estou sozinho lá tenho de aturar a televisão... que os outros querem ver!
No pequeno ecran continua a evoluir o mau português, escrito em letras garrafais para que todos possam ler quão baixo está o nível da nossa pobre língua.
Dou um exemplo real como o que se segue onde, num qualquer noticiário de não sei qual canal, li em rodapé a seguinte frase: os termómetros vão baixar no fim de semana.
Em primeiro lugar não sei se os termómetros vão passar a ser utilizados no nível inferior ao que estão (que sinceramente ainda não sei qual é o nível de hoje), se será referente o preço de compra ou venda que irá baixar ou algo bem diferente e que eu ainda não atingi...
Depois o tempo verbal é usado no presente do Indicativo quando o fim de semana só principiará amanhã e portanto deveria ser usado o tempo futuro.
Posto isto a frase seria: as temperaturas irão baixar no fim de semana. Mas claro... o que conta mesmo é dar uma novidade sem qualquer preocupação linguística porque isto, como diria o outra, isso não interessa nada!
Já nem ligo aos "anos atrás" tantas e tantas vezes ditas e repetidas por tanta gente que quase se tornou parte do nosso (mau) linguajar.
Não sou um fundamentalista da língua portuguesa, até porque também eu dei, dou e darei muitos erros (infelizmente). Mas jamais terei a divulgação de um canal televisivo.
Daí escutar amiúde: mas eu vi assim escrito na televisão!
Pois...