Contra o AO... sempre!
Têm vindo a crescer diversas iniciativas contra o AO (Acordo Ortográfico), que o governo de José Sócrates insistiu em implementar em todo o país, iniciando aquela cruzada pela Administração Pública.
No entanto e ao contrário do que foi sendo dito nem todos os países lusófonos ratificaram o tal acordo. Vou até mais longe… A maioria não aplica qualquer acordo, continuando a escrever como sempre o fizeram.
Esta iniciativa ocorreu no passado dia 14 no Anfiteatro 1 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e segundo li aqui foi muito concorrida. Ainda bem!
Sinto que é tempo de dar a volta a esta espécie de erro genético. Estando ainda por explicar as verdadeiras razões que levaram alguns doutos professores da Língua Portuguesa a enveredarem por um acordo que quase ninguém entende. Nem aceita!
Fazer um referendo, como alguns pretendem sobre este assunto, parece-me despesa a mais para um país que não pode nem deve esbanjar os seus recursos financeiros, ainda por cima com um tema que não merece ser… assunto.
Assim sendo só há uma maneira de resolver o problema: revogue-se simplesmente a lei.