Conhecimento versus sabedoria
Hoje alguém cá em casa referiu-se a algo que eu havia dito nestes termos;
- Isso é muita sabedoria!
Na altura não dei importância ao meu dito, todavia durante a tarde a frase veio à memória e fiquei a matutar nela.
Acabei por concluir que o conhecimento adquirido através dos anos que a vida nos oferece é deveras importante e essencial, dando-nos ferramentas primordiais para lidarmos com os constantes desafios atravessados no nosso caminho.
Por outro lado a sabedoria é, neste contexto, a forma quase mágica de como conseguimos gerir as nossas emoções perante os ditos desafios. Mais sabedoria mais serenidade na resolução daqueles, menos sabedoria maior ânsia e dúvidas permanentes.
Quanto mais velho maior sabedoria... também se poderia acrescentar. Quase que aceito este quase silogismo, só que tem um erro... Não é a idade que nos faz maios sábios, mas táo somente o que a vida nos ofereceu (seja de bom ou mau!) e o desembaraço com que passamos as coisas para as nossas costas.
Vejo por isso muita gente assustada, receosa e obviamente infeliz porque não consegue gerir com serenidade os seus sarilhos. Os fundados receios devem-se, acima de tudo, à incapacidade de assumirem que os problemas serão enormes ou pequenos dependendo da perspectiva com que os vemos.
A verdadeira sabedoria reside aí!