Breve análise das legislativas!
Sem necessidade de fazer muitos exercícios políticos, toda a gente percebeu, com a hecatombe eleitoral do PS, que Pedro Nuno Santos jamais deveria ter liderado o partido.
Agora o PS irá fazer a sua travessia do deserto até encontrar alguém que consiga fazer renascer o partido fundado por Mário Soares que, quer se queira quer não, foi o pai da actual democracia.
Se alguém perdeu é porque há vencedores. Aqui diria que não há verdadeiros vencedores, mas beneficiados. Na última legislatura o PS viu-se entalado entre o PSD, com quem não desejava relações e uma esquerda com quem gostaria de estar mais ligado, mas com poucos deputados. Depois havia a tal associação de malfeitores que não sabendo as regras do jogo político, jogava conforme lhe apetecia.
Mas dos resultados de ontem uma coisa ficou esclarecida: o povo continua a ser soberano e sabe bem quem são os lideres partidários.
Há quem diga que o país virou à direita. Talvez! Mas será bom a esquerda não se esquecer o que aconteceu em 2015 com a "geringonça". Tenho quase a certeza que foi com a criação desse acordo à esquerda, esta perdeu o fôlego plasmada nos resultados da noite passada.
Chorem, barafustem, ataquem... nada disso fará tirar aqueles deputados da AR.
E não me venham dizer que a culpa toda é do Montemegro.