Bago a bago – 6
Um dos piores trabalhos que há na azeitona é sem dúvida a mudança de panos de oliveira para oliveira. Algo que toda a gente foge mesmo sabendo de antemão que é uma actividade importante e claramente necessária.
Todavia se imaginam que estender um pano à volta de uma árvore é um trabalho sem técnica desenganem-se. É preciso olhar para a oliveira e perceber onde cairá mais azeitona e tapar essa zona com reforço de panos mais pequenos.
Depois não se podem estender de qualquer maneira. Há preceito na coisa.
No entanto há uma ocasião em que mudar o pano é um verdadeiro suplício. Falo obviamente após ter chovido. Mesmo que não queiramos a simples mudança de lugar leva-nos a ficar extremamente molhados.
Hoje é mais fácil estender um pano que outrora. Geralmente todos eles têm um gargalo que abraça o pé da árvore o que facilita e de que maneira o envolvimento por debaixo da rama que se irá colher.
A fase seguinte prende-se com o levantar do pano após a colheita. Juntá-la num só local é por vezes um momento difícil e complicado.
Prevê-se chuva para amanhã. Ao contrário de muita gente, que no meu lugar preferiam que se ela se atrasasse, reconheço que a chuva é obviamente necessária. E isto de eu andar à azeitona sem estar molhado até nem tinha muita graça.