Azeitona 2024 - segunda temporada! #7
Hoje sim!
Hoje parecia um daqueles dias de azeitona "à moda antiga" quando muita gente da família se juntava para apanhar a azeitona uns dos outros e no final surgiam as sacas, umas atrás de outras.
Pois bem o dia de hoje parecia um desses tal foi o trabalho e mais importante o rendimento.
Começou-se cedo numa parte da fazenda onde as oliveiras estavam todas carregadas. Todas sem excepção. Cheguei cedo ao olival muito na peugada do meu avô que sempre afirmava que tínhamos de esperar no olival que o dia nascesse.
Às sete e 23 minutos principei a varejar uma das muitas oliveiras carregadas. Entretanto veio um colaborador a quem entreguei a alfaia e a partir desse instante a minha vida virou uma correria. Ora chamavam-me para mudar os panos para novas oliveiras ou para carregar outros para quem escolhia.
Os sacos começaram assim cedo a surgir na paisagem campestre.
O céu anilado parecia querer ajudar-nos, deixando as nuvens para outros dias. Durante todo este sábado os panos foram atapetando-se de azeitona.
Para logo serem transformados em mantadas enormes.
Por outro lado o armazém onde este ano encaixoto a azeitona que se colhe vai tomando novas formas, para segunda-feira que vem entrar finalmente no lagar.
Três dezenas e meia de sacos foi o pecúlio deste dia e ainda ficaram oliveiras por colher... Acabarei amanhã se tudo correr como imagino.
Mas tive hoje tantas saudades de outras campanhas...