And the winner is...
Alguns amigos e conhecidos convidaram-me a eleger as melhores e piores personalidades de 2014. Resisti até onde pude mas vencido pela teimosia de outrém, eis-me aqui a opinar sobre gente que se destacou em 2014:
Pela positiva:
Papa Francisco - um homem que mostrou estar muuuuuuito à frente do seu tempo.
Malaia Yousfsai - uma menina de coragem e de enorme força de vontade.
Pela negativa
Vladimir Putin - um político com demasiado poder ou com demasiado medo da Europa, ainda não percebi bem
Dilma Rousseff - O Brasil deixou há muito de ser um dos tijolos da (re)contrução económica Mundial (como evidenciou certa vez o Finantial Times).
Passemos agora ao pobre panorama nacional. Será fácil escolher o português em destaque este ano... O pior são os outros... Porque são tantos os candidatos...
Pela positiva
Cristiano Ronaldo - Um futebolista que relança, sempre que viaja, o nome de Portugal além franteiras.
Joana Marques Vidal - A procuradora deu poucos nas vistas mas mostrou trabalho. De louvar!
Pela negativa
Estou um tanto indeciso entre Ricardo Salgado e Paulo Bento. As razões das más notas são muito diferentes e sobejamente conhecidas mas ainda assim voto no antigo líder do BES. E pois ainda havia o Crato...
O caso "Citius" não deixou ninguém indiferente e por isso voto na Paula Ferreira da Cruz. Esta ainda ministra, numa vâ tentativa de melhorar o sistema judicial ainda piorou. Uma lástima!
São estas, por assim dizer, as minhas escolhas, no que se refere a personalidades, para 2014. Provavelmente muitos optariam por outras pessoas.Todavia há nomes que só de os mencionar fico com urticária.
Que 2015 nos traga gente mais serena e trabalhadora. O Mundo e Portugal agradecem.