A vida que me vive!
Há dois filmes que me marcaram e confesso gosto muito de rever. Um deles é Forrest Gump com o Tom Hanks e os seus cinco òscares da Academia de Cinema Americana. Outro é "A vida é bela" do italiano Roberto Benigni que conquistou também ele três óscares.
Ambos muito diferentes no enredo, realizaçáo e interpretação ainda assim têm algo em comum: a vida!
Por muito mal que nos aconteça há que olhar a vida com outros olhos e diferentes perspectivas. Assim fez Guido no campo de concentração nazi com o seu filho de conco anos, assim fez Forrest ao salvar o seu tenente sem pernas das garras da morte.
A vida! Essa ideia estranha, mas realista de que aquela é "somente" o oposto da Morte como confessou uma figura carismática do denominado "jet-set" luso.
Aprendi no caminho de muitos anos que já levo, independentemente do que pretendo e penso fazer, algo haverá que me deixará longe da minha primeira ideia.
Tinha previsto para hoje o meu costumado regresso a minha casa perto da praia, para amanhã voltar à cidade e na sexta partir mais uma vez para a praia... Um pouco simpático porém necessário vai-vém de piscinas de filas de trânsito.
Mas a vida fez com que num singelo minuto tudo se desconfigurasse, já que faleceu uma tia na aldeia.
Resultado... parto amanhã para a Beira Baixa para voltar na sexta com um velório e um funeral pelo meio. Se contar as voltas que terei de fazer... diria que vai ser um fim de semana bem prolongado e há meia dúzia de horas completamente impensável.
Temos de ser objectivamente resilientes para aceitarmos que esta tal de... vida tem muito mais força que a nossa normal vontade.