A terra que já não se faz!
"Compre terra, porque Deus não faz mais"
Mark Twain
É certo aquele que compra um pedaço de terra, por muito pobre que esta seja, ficará sempre em vantagem daquele que a vendeu. Ou como diz o velho ditado luso: a quem compra nasce o Sol e quem vende põe-se este.
Mas será que todos têm consciência do valor da verdadeira terra? Tenho em mente que ninguém conseguirá, em termos reais, saber o vakor certo para um qualquer pedaço de chão. Acima de tudo porque o primeiro item que atribui valor será sempre para que servirá o naco que dse pretende comprara ou vender. Já para não falar do leilão que estas coisas quase sempre abrigam e obrigam.
há umas semanas andei a ajudar um podador que veio da aldeia beirã e entre muita coisa avisou-me que uma tira de terrano contígua ao que já tenho estaria à venda.
Passaram.se os dias, muitos afazeres e sá hoje falei com o prometente vendedor. A conversa correu bem, prometi ver melhor p terreno e depois lhe darian uma resposta quanto ao valor que lhe oferecerei. Obviamente que a pessoas não ficará contente com a minha proposta e atirará a ideia dele. Faz parte!
Mas qual de nós estará mais perto da verdade? Diria que provavelmente a verdade estará entre ambos, mas ainda assim será caro.
Depois haverá outras razões para se vender ou comprar e que fará descer ou subir o preço, se se pretende mesmo transacionar o terreno.
Resumindo diria que o escritor americano ainda terá razão!