A opinião não é uma arma!
Há uns tempos li numa publicação semanal um artigo onde o autor considerava que a blogosfera se tornara num poder imenso, com capacidade de manipular as pessoas. Chegou mesmo ao ponto de acusar alguns autores de conseguirem fazer eleger este ou aquele governo só através das opiniões transmitidas nos seus próprios blogues.
Nem sei o que dizer… mas considero esta teoria uma autêntica… imbecilidade. Mas adiante.
É certo que posso ler algo com o qual concordo e numa conversa de amigos dizer: Fulano de tal no seu blogue tem também a mesma ideia que eu. Todavia estas últimas palavras não representam um forçar de opinião apenas uma concentração de ideias semelhantes. Que vale o que vale!
Quando comecei a escrever não enveredei pela coluna de opinião. Só muito mais tarde, num jornal regional, é que me meti pelos caminhos de explanar as minhas ideias sobre o que me rodeava. Como tenho feito agora neste espaço. Mas nunca, repito nunca, pretendi alterar a ideia ou opinião de quem quer que fosse sobre um qualquer assunto.
Seria deveras desconfortável que daqui a algum tempo alguém me viesse comentar dizendo que com o que escrevera o havia influenciado numa decisão para a sua vida. Mesmo que tivesse sido uma boa decisão… é um risco desnecessário que não desejaria, nem gostaria de correr.
A blogosfera é uma plataforma curiosa, interactiva e em constante mutação, mas é necessário salvaguardarmo-nos para casos extremos.
Porque a minha opinião é somente… uma ideia. Nada mais!