A gordura (ainda) é formusura!
O velhíssimo adágio popular de que “gordura é formusura” tem, nestes derradeiros tempos, vindo a perder a sua importância. Direi mesmo que já ninguém pensa assim!
Eu sou obviamente uma dessas tristes vítimas porque toda gente que eu conheço me diz que estou gordo. Tenho a exacta consciência que este peso, que ultimamente tenho vindo a exibir, não será o mais desejado. Com a agravante de ter tensão alta, colesterol, dois avc’s e sangue grosso.
A família assedia-me constantemente devido à minha deficiente alimentação. Por isso tenho aproveitado estes dias de veraneio para calcorrear o areal da praia em alguns quilómetros. Neste vaivém cruzo-me com dezenas de pessoas para não dizer centenas… O que constato é que o povo português está inegavelmente mais gordo.
Percebo agora as preocupações de alguma sociedade médica!
Sejam crianças de quase todas as idades, sejam jovens e menos jovens, a constatação é real e evidente. Nem sequer imagino o que levou este povo a chegar tão longe no que se refere à gordura, mas que ela é bem real e evidente, isso é certo.
De tal forma que quando reparo na juventude muuuuuuito mais gorda do que eu fico assaz contente. É que a minha gordura, ainda assim, acaba por ser mesmo… formusura.