Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

LadosAB

Espaço de reflexões, opiniões e demais sensações!

Espaço de reflexões, opiniões e demais sensações!

60 anos #282

9 de Outubro

Eventos:

  • Russell Langelle, um agente da CIA com cobertura como oficial de segurança na Embaixada dos Estados Unidos em Moscovo, foi preso quando desceu de um transporte público da cidade, onde conheceu o agente duplo soviético Pyotr Popov. Langelle foi expulso da União Soviética e Popov foi posteriormente executado por traição;
  • Eugene Bullard, que havia sido o primeiro piloto militar afro-americano, recebeu o Croix de la Légion d'honneur, o maior prémio militar da França, numa cerimónia em Paris, pelos seus serviços à Legião Estrangeira Francesa durante a Primeira Guerra Mundial;

Nasceu:

  • Boris Nemtsov, político russo, nascido em Sochi, União Soviética (assassinado em 2015);
  • Mike Singletary, linebacker médio da NFL (Chicago Bears), nascido em Houston, Texas.

Morreu:

  • Shiro Ishii, 67 anos, especialista japonês em guerra de germes.

Sempre a somar!

Hoje o meu pai faz 87 anos. Bonita idade, não é?

Não imagino se alguma vez lá chegarei àquele patamar. E da forma como ainda está.

Se já tem alguns normais lapsos de memória, se as forças já não são as de antigamente (também normalíssimo), ainda assim é uma pessoa independente que gosta de ler o seu jornal (imaginam qual é, não imaginam?), beber o seu café e... conduzir.

O meu pai foi sempre para mim um óptimo exemplo como ser humano. Aprendi com ele muito do que sou hoje, essencialmente através do exemplo que foi demonstrando.

Velho lobo do mar, adora falar desse tempo ido, onde partilhava mar e mais mar com outros marinheiros.

Correu meio Mundo, viveu África (porque África é assim... para ser vivida), atravessou o Atlântico, viu ruínas da Segunda Guerra Mundial. E regressou sempre!

Por tudo isto e por muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais este texto é dedicado ao meu melhor amigo: o meu Pai.

Parabéns!

A gente vê-se por aí

60 anos #281

8 de Outubro

Eventos:

  • Nas eleições gerais britânicas, os conservadores (liderados pelo primeiro-ministro Harold Macmillan) aumentaram a sua maioria no Parlamento, ocupando 365 dos 630 assentos. O Partido Trabalhista teve 258 assentos, seguidos pelos liberais (6) e pelo Partido Conservador Independente (1);
  • O Los Angeles Dodgers venceu o Chicago White Sox 9–3 e venceu a World Series de 1959 no sexto jogo. Larry Sherry, o arremessador vencedor, salvou os Jogos 2, 3 e 4;
  • O Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética emitiu "Sobre algumas mudanças nas aulas de História na escola", um decreto que revisa o currículo e os livros didáticos nas escolas soviéticas, com ênfase na "inevitabilidade do colapso do capitalismo e do triunfo" do comunismo;
  • "At the Drop of a Hat" estreia no John Golden Theatre em Nova York para 216 apresentações.

Nasceu:

  • Carlos I. Noriega, astronauta peruano-americano, nascido em Lima, Peru;
  • Gavin Friday [Fionán Martin Hanvey], cantora irlandesa;
  • Mike Morgan, arremessador de beisebol americano;
  • Nick Bakay, actor americano;
  • Tony Eason, quarterback de futebol americano.

 

Algumas considerações…

O resultado das últimas eleições vai ser, nas próximas semanas, analisado e esmiuçado até à medula. O que vai originar as mais diversas análises, obviamente adaptadas ao pensamento político de que as profere (leia-se escreve).

Portanto não me cabe analisar os últimos resultados e outrossim extrair deles brilhantes conclusões. Outros, como já o disse, o farão, quiçá, com mais verbo e mais discernimento que eu.

Assim hoje venho abordar o (grave) assunto da abstenção. E lanço para já uma simples questão: como pode alguém, em Portugal, ter coragem para criticar um qualquer governo se na altura devida nem aparece para exprimir o seu desagrado? Nem digo para votarem num partido bastava que o fizessem votando em branco.

Os partidos, ao invés do que hipocritamente afirmam, não se preocupam com a abstenção. De todo. No fundo para alguns partidos é bom que as pessoas não votem. Até porque tenho a triste sensação de que os abstencionistas são, na sua maioria, de direita.

Porém o povo só votaria maioritariamente se visse nisso alguma vantagem financeira. Por exemplo quem votasse teria um determinado benefício no IRS. Aí sim tenho a certeza que a taxa de abstenção baixaria.

Mais, se os nossos partidos ditos de esquerda, tivessem a garantia que com esta hipotética regra ganhariam sempre as eleições, tenho quase a certeza que já teriam alterado a lei eleitoral. Assim mantêm-se fiéis aos velhos princípios.

Ontem fiz 300 quilómetros, com a minha mulher doente no carro, para podermos ambos exercer o nosso direito de voto. Mais uma aberração… Com tanta tecnologia tive de me dirigir à minha mesa de voto da residência para votar, quando poderia simplesmente tê-lo feito lá no interior profundo.

Finalmente continuo a pensar que a abstenção existe muito por culpa dos nossos actuais e antigos governantes. A confiança, a honestidade, o (bom) exemplo que eles geralmente transmitem ao povo é igual a… zero.

Depois não se admirem… que uns movimentos tontos comecem a surgir. Hoje com um só deputado… mas nas próximas eleições quantos serão?

Só espero que um dia a esquerda não venha inventar desculpas para o trabalho que não fez ou que deixou que os outros fizessem por ela.

60 anos #280

7 de Outubro

Eventos:

  • A sonda Lunik 3 tirou as primeiras fotos do outro lado da Lua, 29 imagens que foram posteriormente transmitidas de volta à Terra;
  • Na rua al-Rashid, em Bagdad, o presidente do Iraque, Abd al-Karim Qasim, foi emboscado a caminho da embaixada da Alemanha Oriental. A equipa de cinco homens, liderada pelo futuro presidente iraquiano Saddam Hussein, matou o motorista de Qasim e feriu Qasim. Um assassino morreu e o próprio Saddam foi ferido, mas escapou para uma fazenda. Após a invasão do Iraque pelos EUA em 2003, Saddam fugiu para a mesma fazenda, onde foi capturado em 13 de dezembro daquele ano;
  • Um avião de vigilância RB-57 de Taiwan, voando a uma altitude de 20.000 metros, foi derrubado por três mísseis V-750 enquanto voava perto de Pequim. Foi a primeira vez que um míssil terra-ar (SAM) derrubou uma aeronave;
  • O Tribunal de Reivindicações dos EUA decidiu que as tribos indígenas Tlingit e Haida eram os proprietários originais do sudeste do Alasca e tinham direito a compensação monetária. Um prémio de US $ 7,5 milhões foi-lhes entregue em 1968;
  • "Happy Town" estreia no 84th St Theater NYC para 5 apresentações;
  • O filme "Pillow Talk", dirigido por Michael Gordon com Doris Day e Rock Hudson nos principais papéis, é estreado.

 

Nasceu:

  • Dylan Baker, actor americano;
  • Jean-Marc Fournier, político franco-canadiano;
  • Lourdes Flores, política peruana;
  • Simon Cowell, produtor inglês recentemente júri em diversos concursos (BGT, AGT).

Morreu:

  • Mario Lanza [Alfredo Arnold Cocozza], atcor e cantor ítalo-americano.

 

 

 

 

Fim de semana louco!

Conhecem aquela célebre Lei de Murphy e que diz: "Qualquer coisa que possa ocorrer mal, ocorrerá mal, no pior momento possível"?

Pois essa lei aplicou-se ao meu fim de semana. Tantas foram as peripécias, tantos forma os eventos e alguns em catadupa que a determinada altura quase perdi o meu próprio controlo.

É certo que por vezes somos fracos e temos dificuldade em lidar com os desafios que nos aparecem pelo caminho. Sendo eu mais emoção que razão. ainda assim não é fácil eu perder as estribeiras, especialmente quando estou sozinho.

Mas desde um ligeiro acidente com a minha mulher a estragar o telemóvel tive diversas arrelias, especialmente comigo mesmo e por minha culpa.

Entretanto tudo passou e já estou em casa, na cidade, deixando a aldeia ao sabor de um calor estival.

Boa semana e a gente lê-se por aí!

60 anos #279

6 de Outubro

Eventos:

  • Num subcomité do Congresso, os ex-participantes do "game show" Herbert Stempel e James Snodgrass revelaram que receberam as respostas com antecedência no programa Twenty-One. Os dois seriam retratados no filme Quiz Show, de John Turturro e Douglas McGrath, respectivamente, em 1994;
  • O Camboja entrou com uma ação contra a Tailândia no Tribunal Mundial, alegando uma violação de seu território pelo uso tailandês do Templo de Preah Vihear. Em 1962, o Tribunal decidiu em favor do Camboja;
  • Foi criado o Conselho Internacional do Azeite, com 17 países membros, representando 97% das exportações mundiais de azeite;
  • Um recorde de 92.706 fãs assistiram ao jogo 5 da World Series entre os Dodgers e os White Sox.
  • O Soviet Luna 3, primeira nave espacial fotográfica de sucesso, aterra na Lua.

luna_3.jpg

Nasceu:

  • Brian Higgins, político americano, membro da Câmara dos Deputados dos EUA;
  • Robyn Maher, guarda de basquete australiano (bronze olímpico 1996).

Morreu:

  • Bernard Berenson, crítico de arte americano (Pintores Italianos do Renascimento), morre aos 94 anos

Crónica breve numa aldeia beirã

São seis da manhã.

Ainda reina a noite e nem o relógio da igreja acordou. O silêncio na aldeia é absoluto.

Os cães sempre tão activos e barulhentos deixaram-se também vencer por Morfeu. Corre uma mui singela brisa que carrega consigo todos os perfumes do casario e arredores.

Percorro a aldeia a pé. Os lampiões emitem uma luz mortiça. Será que eles também ousaram dormir?

Chega-me agora o enântico do engaço da uva que se prepara para passar pelas brasas e se transformar em aguardente. O cheiro do restolho após o corte atrasado da palha, o odor inesquecível dos marmelos já maduros e das suas irmãs gamboas, também elas já prontas.

20191006_080416 (1).jpg

Paira o odor a gado ovino. que daqui a pouco seguirá para a ordenha.

Os meus passos lentos ecoam no empredado das ruas como se eu fosse um fantasma. Aqui e ali nota-se uma já luz acesa na casario. Mais à frente finalmente o aroma perfeito do pão acabado de cozer.

Uma ligeira penumbra surge no horizonte avisando que o dia vem aí. Oiço o primeiro galo. Depois outro e logo a seguir mais um.

Absorvo com incrível prazer todas as fragâncias e escuto os sons de uma aldeia pacata e que se prepara para acordar.

O dia desponta por fim, ainda sem o sol, mas há já luz natural.

Fogem gatos à minha frente. Toca o relógio da igreja.

São sete da manhá.

60 anos #278

5 de Outubro

Eventos:

  • O computador IBM 1401 e o sistema de processamento de dados foram criados, fornecendo o primeiro computador totalmente transistorizado destinado ao uso comercial. O sistema de três peças, que poderia ser alugado por US $ 2.500 por mês, tinha uma memória variando de 1,4 KB a 16K, sabia ler 800 cartões perfurados por minuto e imprimir 600 linhas por minuto. Mais de 14.000 unidades foram instaladas.


Nasceu:

  • Maya Lin, arquiteta americana mais conhecida pelo Vietnam Memorial, em Atenas, Ohio;
  • Kelly Joe Phelps, músico de blues, em Sumner, Washington.

 

Arruada ou arruaça?

A campanha eleitoral terminou. E terminou em grande já que o Secretário Geral do PS baixou o nível da sua campanha.

Vai ser tema durante alguns dias e quiçá esmiuçado até ao tutano se António Costa perder as eleições ou tiver um resultado muito abaixo do que seria esperado.

Na política há atitudes que não se devem ter. Ora responder daquela forma abrupta a uma acusação que segundo o PM não tinha razão de ser é, obviamente, dar tiros no próprio pé.

O que a mim me admira é que Costa tenha caído na esparrela. Ainda por cima no final da campanha sem hipóteses de lavar a sua imagem.

Creio que ainda iremos ouvir falar muito das consequências desta atitude quase de arruaceiro. Os adversários políticos irão, certamente, agradecer!

Dia 6 à noitinha saberemos.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D