Portugal nas meias-finais: o nosso orgulho!
Desde 2004 que não via tantas bandeiras portugueses às janelas e varandas. Os portugueses, não obstante a crise que a todos tem afectado, foram ao baú e retiraram de lá, impecavelmente dobrada, a sua bandeira verde e vermelha e colocaram-na à mostra.
Cada um de nós, nada ganha ou perde se Portugal avançar para a final. Mas este sentimento de união em volta dos jogadores portugueses é algo que nos faz bem.
E não é por ser a Espanha a nossa próxima adversária, pois acredito que fosse quem fosse a selecção a defrontar este sentimento estaria obviamente presente.
Quando os nossos homens “bentos” saíram de Portugal, muito poucos (eu incluído, confesso!) auguravam grande futuro a esta equipa. Mas placidamente, como não quer a coisa, os rapazitos comandados por Paulo Bento foram conquistando vitórias.
Esta selecção pode até nem ganhar nada… Mas ganhou, isso é certo, a fé dos portugueses. Neste campeonato da Europa, Portugal passou a ser olhado e respeitado pelos adversários, única e exclusivamente por sua culpa.
Amanhã os jogadores vão colocar em campo toda a força lusitana. Os treinadores irão incentivar os atletas até que lhes doa a voz. Os demais portugueses que por cá ficam vão chamar tão alto o nome deste país, que no Donbass Arena em Donetsk ouvirão esses gritos…