Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

LadosAB

Espaço de reflexões, opiniões e demais sensações!

Espaço de reflexões, opiniões e demais sensações!

Deuses da Guerra ou da Paz?

Já referi por diversas vezes neste meu espaço que foi e infelizmente ainda é em nome de grandes designios que se cometeram e ainda se cometem as maiores atrocidades. O caso do "Hebdo Charlie" é um somente um pequeno exemplo, mas o genocídio que se pratica na Nigéria serve também para ilustrar esta minha ideia.

Há muitos séculos hordas de soldados atravessaram a Europa para lutar no Médio Oriente contra os Muçulmanos, numa guerra estúpida que era patrocionada pelo, imagine-se, Papa. E durante toda a história europeia temos inúmeros casos de fanatismos religiosos sendo a "Santa Inquisição" o braço armado duma guerra contra os inféis, o caso mais hediondo e mortífero. Já para não falar da evangelização forçada de África e América que portugueses e espanhóis sempre usaram como desculpa para escravizar pessoas e conquistar território...

A actual Guerra Santa, assim apelidada pelos seguidores do Islão, é o reverso da moeda de outros séculos e de antigas guerras. Sentem os seus seguidores que têm o mesmo direito de espalharem a palavra do Deus deles, que outrora outros fizeram. Nem que para issso seja necessário o uso da força.

No entanto não creio que qualquer Deus, seja Ele de qualquer religião ou crença, concorde com guerras e mortes cometidas em Seu nome.

Porque a Paz é decerto o (melhor) caminho para um mundo melhor! 

O que ando a ler...

Bom a opção entre os livros enfileirados a serem lidos recaiu desta vez na Banda Desenhada. E na "Mafalda - Edição comemorativa dos 50 anos", a menina contestatária e que durante os últimos meio século tem feito as delícias de quase todo o mundo.

Mesmo com estes 50 anos de existência, a criança criada pelo argentino Quino, não cresceu com a idade... Mas nós sim!

Hoje leio aquelas pranchas e sinto nelas (ou com elas) um misto de nostalgia e humor. O Mundo mudou muito desde que Mafalda foi criada, mas continua a haver razões para contestação. Cada vez mais.

Bem vistas as coisas todos nós temos um pouco de Mafalda dentro de nós... Provavelmente com (muito) menos humor.

Curiosamente (ou talvez não) comecei a lê-lo na última semana.

mafalda_50anos.jpg

 

 

Uma boa notícia

Chegou através de telemóvel, a mensagem:

"Já tenho Charlie".

Mesmo sabendo que vou ter um "Hebdo Charlie" em francês, amanhã vou tentar encontrar um em português.

Mas já para são muito boas notícias.

 

Amanhã é dia de...

...Charlie Hebdo!

 

Parece que os autores vão publicar três milhões de exemplares em vez do milhão inicialmente previsto.

Entretanto fiz alguns contactos de forma a poder obter também um exemplar. De preferência em francês!

Mas com a quantidade de "charlies" por esse mundo fora creio mesmo que não me vai tocar nada.

Vou ficar (muito) triste mas ainda assim a esperança é a última a morrer.

 

charlie-hebdo-wide_770x433_acf_cropped-770x433.jpg

 

Esta será a capa de amanhã!

 

 

 

 

 

Ontem, hoje e amanhã!

Os bárbaros acontecimentos desta última quarta-feira acrescisdos aos de hoje obrigaram que todos nós acordássemos para uma realidade cada vez mais evidente e para a qual (talves) nunca estivemos preparados: a guerra vive ao nosso lado.

Quero com isto dizer que podemos cruzar-nos na rua com um qualquer terrorista sem termos disso consciência. Este desconhecimento trás-nos assim uma outra coisa a que se chama medo.

Viver debaixo de um clima de terror parece-me muito pior que viver em qualquer tirania. Mas é este género de receios que estes terroristas pretendem implementar por essa Europa fora. Com ou sem (imensos) apoios políticos..

Pela minha parte continuarei sem medos ou temores a fazer de conta de que nada aconteceu. Não por desrespeito às vítimas mas porque só assim esses terroristas perderão esta guerra a que chamam de "Santa".

Em nome de Deus

Como se pode invocar o nome de Deus para cometer uma atrocidade como a de hoje? Foi a pergunta que fiz a mim mesmo.

Fiquei obviamente sem resposta porque não posso aceitar esta ideologia fanática e retrógada.

Sabemos que o Mundo está (muito) mudado. Para pior! E um dos exemplo é a permanenete deterioração das relações entre países e sociedades. É neste clima profundamente instável que certas organizações se movem com enorme à-vontade sem qualquer controlo, usando e abusando do nome de Deus para as suas acções, mais ou menos subversivas. Para não chamar um nome bem pior.

O estudo e interpretação dos acontecimentos do passado mais ou menos longínquo e que comummente tratamos por história, deveria servir para se aprender alguma coisa. Mas há quem se julgue capaz de lidar com todas as situações sem receios de qualquer espécie.

Um atentado terrorista é sempre um acto de profunda cobardia, mesmo que assente nas melhores teorias.

And the winner is...

Alguns amigos e conhecidos convidaram-me a eleger as melhores e piores personalidades de 2014. Resisti até onde pude mas vencido pela teimosia de outrém, eis-me aqui a opinar sobre gente que se destacou em 2014:

Pela positiva:

Papa Francisco - um homem que mostrou estar muuuuuuito à frente do seu tempo.

Malaia Yousfsai - uma menina de coragem e de enorme força de vontade.

 

Pela negativa

Vladimir Putin - um político com demasiado poder ou com demasiado medo da Europa, ainda não percebi bem

Dilma Rousseff - O Brasil deixou há muito de ser um dos tijolos da (re)contrução económica Mundial (como evidenciou certa vez o Finantial Times).

 

Passemos agora ao pobre panorama nacional. Será fácil escolher o português em destaque este ano... O pior são os outros... Porque são tantos os candidatos...

 

Pela positiva

Cristiano Ronaldo - Um futebolista que relança, sempre que viaja, o nome de Portugal além franteiras.

Joana Marques Vidal - A procuradora deu poucos nas vistas mas mostrou trabalho. De louvar!

 

Pela negativa

Estou um tanto indeciso entre Ricardo Salgado e Paulo Bento. As razões das más notas são muito diferentes e sobejamente conhecidas mas ainda assim voto no antigo líder do BES. E pois ainda havia o Crato...

O caso "Citius" não deixou ninguém indiferente e por isso voto na Paula Ferreira da Cruz. Esta ainda ministra, numa vâ tentativa de melhorar o sistema judicial ainda piorou. Uma lástima!

 

São estas, por assim dizer, as minhas escolhas, no que se refere a personalidades, para 2014. Provavelmente muitos optariam por outras pessoas.Todavia há nomes que só de os mencionar fico com urticária.

Que 2015 nos traga gente mais serena e trabalhadora. O Mundo e Portugal agradecem.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D