Derby lisboeta - o futebol no seu melhor?
Na minha vida de adepto de futebol e do Sporting, já vi ene jogos entre Sporting e o Benfica e vice-versa. Com todos os resultados possíveis, com e sem golos, repletos e isentos de casos, plenos e vazios de alegrias.
Gosto contudo de debater, com o calor e elevação devidos, as vicissitudes dos jogos. Preferencialmente, se o meu antagonista for do rival da 2ª circular, uso de todo o tipo de acusações para invectivar o seu clube. Um “peditório” para o qual muitos ainda contribuem, sem perceberem que parte da minha conversa tem a única intenção de os fazer “ferver”. E dá-me incrível prazer vê-los ficarem verdes… mesmo que seja apenas de raiva!
Estamos em vésperas de mais um derby lisboeta. O Benfica necessita dos três pontos, este fim de semana em disputa, como de pão para a boca. O Sporting obviamente não está melhor, pois se não ganhar, hipoteca seriamente um eventual acesso à Liga Europa.
É como pensamento nestes pressupostos, que no próximo Domingo, ambas as equipas subirão ao palco da Luz para se defrontarem. O FCPorto a morder os calcanhares ao clube da Luz na luta para a liderança do campeonato e os outros adversários do Sporting, no apuramento para a Liga Europa, aguardam com alguma espectativa o que pode acontecer no relvado verde do Estádio do Benfica.
É lugar comum dizer-se que estes jogos são de tripla! Uma verdade insofismável. Mas faz muito tempo que não via tamanho entusiasmo por este derby olissiponense… Os adeptos do clube da águia percebem que se vencerem este desafio ficam com a auto-estrada aberta para o título, enquanto o clube de Alvalade ainda lutará (e muito) para se poder chegar à frente. Se a vitória sorrir aos leões a decisão do título passará claramente pelo Estádio do Dragão.
Uma palavra para os treinadores. Curiosamente nenhum deles tem a continuidade assegurada. E provavelmente este jogo poderá clarificar muitas dúvidas, quanto ao futuro próximo.
Independentemente de tudo o que se possa dizer e escrever, um derby na capital é sempre um momento de profunda emoção para os jogadores e acima de tudo para adeptos de ambas as equipas.
Que o jogo decorra sem incidentes, sem casos e com desejável desportivismo. Os atletas merecem e os adeptos necessitam. O futebol agradece.
E claro, que ganhe o Sporting… mesmo que não seja o melhor em campo! O que conta no final são os três pontos.
Também pode ler-se aqui